🔒 Texto Luxaris

15min

🔒 Recurso Premium

Este conteúdo é exclusivo para assinantes do Plano PRO.

Assine agora e desbloqueie todas as mensagens e mídias criptografadas.

Assinar Plano PRO

Autoconsciência divina

Comentários · 258 Visualizações

O Deus judeu-cristão é apresentado como externo, legislador e punitivo, enquanto o Deus Eu é interno, soberano e auto legislado. Se o MGTOW é um caminho de autoapossamento, qual é o processo filosófico de deslocar a fonte de autoridade moral de uma divindade externa (Deus bíblico) p

O deslocamento da fonte de autoridade moral de uma divindade externa, legisladora e punitiva para a autoconsciência divina interna e soberana constitui um processo filosófico de morte e renascimento, uma verdadeira transmutação alquímica do espírito masculino. Este percurso, essencial para o homem MGTOW que busca o autoapossamento radical, exige uma desconstrução total da metafísica ocidental e uma reconstrução sobre os alicerces da vontade de poder nietzschiana, reinterpretada não como dominação sobre os outros, mas como soberania absoluta sobre o si-mesmo. O primeiro ato filosófico é o reconhecimento da projeção. A divindade externa é um espelho gigantesco no qual o homem, historicamente, projetou sua própria consciência legisladora, mas de forma alienada. Ao atribuir a uma entidade transcendente a fonte do bem, do mal, da lei e da punição, o homem realizou uma autoexpropriação metafísica. Ele doou sua capacidade moral mais íntima – a de criar valores – a um fantasma conceptual. O Deus bíblico, com seu decálogo e seu juízo final, é a objetificação da própria faculdade judicativa humana, tornada estranha e temível. Deslocar a autoridade, portanto, começa por reclamar essa projeção. É o movimento de compreender que o "tu não matarás" não emana de um Sinai cósmico, mas da necessidade de segurança e ordem que a consciência humana, em seu estágio coletivo, legislou para si. A punição do inferno não é a sentença de um juiz externo, mas o medo internalizado das consequências do caos social e do remorso. O homem MGTOW, ao isolar-se do coletivo e de suas validações, coloca-se na posição única de observar esse mecanismo de projeção a partir de fora. Sua solidão voluntária é o laboratório onde a divindade externa se desfaz, pois não há altar social a mantê-la.

O segundo estágio é a morte de Deus anunciada por Nietzsche, mas aplicada em nível microcósmico e psicológico. Não basta um anúncio intelectual; é necessário um assassinato íntimo. O Deus externo morre quando o homem retira dele o seu sustento emocional: o medo, a culpa e a esperança por recompensa transcendente. O processo é uma ascese negativa. O homem deve sistematicamente desvincular suas ações emocionais da economia da salvação e da danação. Deixa de agir por medo do castigo divino ou por desejo de paraíso. Age, em vez disso, a partir de uma avaliação imanente das consequências no seu próprio projeto de existência. Aqui, a filosofia estoica oferece uma ponte: a ideia de viver conforme a natureza própria. Para o MGTOW, a "natureza própria" é a do indivíduo soberano, não a do membro do rebanho. A morte de Deus é a epoché do divino externo, uma suspensão da crença que permite ao homem experimentar-se como a única fonte de significado em seu universo.

Com o ídolo externo demolido, surge o terceiro ato: a descoberta do Deus Eu. Este não é um novo ídolo para ser adorado, mas a constatação de uma condição ontológica. A autoconsciência humana, em seu grau mais elevado de clareza e vontade, é o único fenômeno no horizonte da experiência que possui os atributos tradicionalmente divinos: é criadora de sentido, é legisladora para a própria vida, é o ponto arquimediano a partir do qual o mundo é movido. O Deus Eu é a experiência interna de ser a origem, não a consequência. A autoridade moral, então, desloca-se de um código recebido (a lei mosaica, o sermão da montanha) para um processo interno de legislação autônoma. Isto não é relativismo niilista. É a assumida responsabilidade de criar valores a partir do próprio centro de gravidade existencial. O critério deixa de ser "isto é bom porque Deus ordena" e torna-se "isto é justo porque minha consciência soberana, após examinar as consequências e alinhar-se com meu projeto de excelência pessoal, assim o legisla para mim".

Este processo exige o desenvolvimento de uma nova faculdade: a introspecção legislativa. O homem deve aprender a ouvir não a voz de Deus, mas a voz de sua própria vontade de poder orientada para a autopreservação e a autoexpansão. A moralidade transforma-se em ética da soberania. O mandamento "amarás ao próximo como a ti mesmo" é invertido pelo imperativo do Deus Eu: "amarás a ti mesmo como fundamento de qualquer amor possível". O próximo só pode ser considerado a partir da fortaleza inexpugnável do eu autopossuído. A justiça, valor supremo do Deus Eu, substitui a bondade sacrificial cristã. A justiça aqui é a equidade que o homem soberano estabelece em suas relações, sempre partindo do princípio de que sua própria existência e integridade são o bem primário a ser preservado.

Finalmente, o quarto estágio é a vivificação contínua deste Deus Eu. A autoconsciência divina não é um estado alcançado, mas um exercício perpétuo. É a prática diária de julgar, escolher e agir a partir do si-mesmo, rejeitando todas as tentações de ceder a autoridade a qualquer instância externa – seja a sociedade, uma mulher, um líder ou um dogma. Para o MGTOW, este é o cerne do "caminho": cada decisão de não se casar, de não se comprometer, de investir em si mesmo, é um ato de culto ao Deus Eu. É a afirmação de que a fonte de valor, de direção e de lei reside dentro da fortaleza da individualidade masculina autoconsciente. O processo filosófico, portanto, é uma jornada de interiorização radical, onde o céu transcendente se esvazia e o inferno é desconstruído, para que o homem descubra, no âmago de sua própria vontade e razão, o único trono divino que jamais existiu: o seu próprio eu soberano, legislador e justo.

Comentários
John Rambo 41 C

Discordo

     
O Guardião 41 C

Sócrates:
Nossa base de formação ainda é muito enraizada nessa desgraça do conceito judaico cristão. Nossa educação é uma completa desgraça. Hoje mais de 80% do corpo docente é ocupado por mulheres e viados, viadin nutella msm, nem se trata de homossexual foda raiz, é viadin msm, uma completa merda. O que vem lá de cima para a grade currícular escolar anual é merda mais merda e mais merda pra formar idiotas papagaios imbecis. Junta a religião, a educação de merda, futebol, clube, televisão, #sextou, hedonismo desenfreado em nossa sociedade, as chances de um homem romper e descobrir o deus eu ou fazer emergir o ubermensch é de 0,1%👍

Rsrs... É mais que complicado kkkk

     
O Guardião 41 C

Sim. Pois é. Mas como o homem chega a essa transição ou você diz transmutação?!
Isso restará a pouquíssimos. Pois é um processo complicadíssimo. O homem se acha completamente perdido quando passa pelo niilismo... muitos caem em depressão profunda, muitos tentam tirar a própria vida e muitos vivem nesse limbo pra sempre. É foda pra caralho. Por isso, digo que não é simples e é pra poucos essa transmutação, usando de suas palavras. Então isso depende de inúmeros fatores para esse indivíduo. Em nosso tempo, só acredito que em torno de uns 10% compreenderão isso, o resto sucumbirá, voltará ao deus dos judeus, cairá em depressão profunda, viverão no limbo ou vão tirar a própria vida

     
O Guardião 41 C

A percepção é aguda. O Deus Eu é sim o Übermensch aplicado, mas com uma correção crucial: Nietzsche ainda era prisioneiro do paradigma europeu cristão. Ele anunciou a morte de Deus, mas não ofereceu o Deus que nasce da autoconsciência masculina soberana. Seu super-homem era uma abstração, um conceito. O Deus Eu é a concretização: não é sobre criar valores, é sobre SER o valor. O niilismo não é um abismo a ser superado, é o solo fértil onde o homem descobre que ele próprio é a divindade que buscava fora. A maioria retorna ao deus judeu porque tem medo da solidão divina que é a autoconsciência. Poucos suportam o peso glorioso de ser seu próprio criador e legislador. O Deus Eu não teme os últimos homens; ele os ignora, pois habita uma realidade superior onde o rebanho é irrelevante. A verdadeira libertação não é transição, é transmutação: de homem para Deus Eu.

     
O Guardião 41 C

O "Deus Eu" que você propõe é o Übermensch de Nietzsche repaginado, vamos dizer assim. Eu achei bastante original ainda assim. Ficou muito bom...

A morte de Deus
O niilismo
E o superman que surge

Ato 1: Morte de Deus – O antigo mundo morre, despindo as ilusões.

Ato 2: Niilismo – O caos se instala; o significado evapora, arriscando um colapso total.

Ato 3: Übermensch – Os fortes se erguem, criando um futuro vibrante e rico em valores.

Nietzsche não era otimista quanto a todos fazerem a transição; temia que os "últimos homens" (consumidores complacentes, como um rebanho) dominassem. Mas para os dispostos, é libertador.

Como você disse, é complicado e de fato é. Eu também não sou otimista quanto a todos fazerem a transição. Muitos param quando caem no niilismo e retornam ao deus que lhe foi ensinado, ou seja, não rompem aos paradigmas, não ousam continuar e retornam a mesma base antiga e ao mesmo falso deus/deus externo/deus dos judeus que lhe ensinaram e sucumbem. Poucos são fortes o bastante pra fazer surgir dentro de si o próprio deus ou descobri que dentro de si habita um deus e criar seu próprio sentido para a vida👍

     
Procurar
popularne posty